Como ser produtivo no dia a dia de fotógrafo profissional

O dia a dia do fotografo profissional envolve muitos desafios, uma vez que diversas tarefas precisam ser desenvolvidas em complemento ao ato de fotografar em si.

Quem está começando na fotografia ou pretende ser fotógrafo comumente acredita que passará a maior parte de seu tempo fotografando, porém a realidade é bem diferente. No gráfico a seguir podemos ter uma visão esclarecedora disso:

 

011_SerProdutivoNoDiaDeFotografia_Graf(fonte: ISPWP – International Society of Professional Wedding Photographers)

 

Ao enfrentar essa realidade alguns profissionais se perdem na organização e ficam improdutivos, chegando a esquecer atividades ou entregando com atraso. Porém algumas ferramentas ajudam a tornar o dia mais produtivo. Hoje abordaremos uma delas:

Lista de Tarefas

A elaboração de uma simples Lista de Tarefas faz toda a diferença no planejamento das atividades do dia e acompanhamento do que precisa ser desenvolvido. Entre tanto vale observar algumas técnicas para a elaboração dessa lista:

  1. A lista deve ser preparada antes de iniciar as atividades do dia;
  2. A ordem das atividades de seguir uma lógica de prioridades, para que nada importante ou urgente seja esquecido;
  3. Deve ser elaborada de forma a estar sempre acessível para fácil consulta, pois será o guia das atividades do dia;
  4. Ao fim do dia precisa ser analisada com o questionamento dos “porquês” de algumas tarefas planejadas não terem sido cumpridas.

A lista pode ser criada de diversas formas, inclusive softwares e apps destinados a isso. Nós recomendamos a preparação em papel, pois conta com algumas vantagens:

  • Precisa ser reelaborada a cada dia, o que proporciona a reavaliação das prioridades e reordenação;
  • Pode ser posicionada na mesa de forma a ser constantemente consultada e avaliada;
  • A marcação de “realizado” permite um acompanhamento visual do andamento das atividades, o que não ocorre em softwares e apps onde as tarefas realizadas desaparecem da tela.

Caso deseje usar apps ou sistemas, recomendamos o Google Keep.

Outra prática interessante ao criar sua lista é definir o tempo que pretende gastar com cada atividade. Isso fará com que aprenda o tempo que realmente leva e poderá definir melhor quantas atividades “cabem no seu dia”. Além disso, identificar o tempo empregado em cada trabalho (somando todas as atividades dele) é muito útil na hora de elaborar preços de seus produtos e analisar quantos trabalhos pode fazer por mês.

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Alex Mantesso

Alex Mantesso

Alex Mantesso é fotógrafo atuante desde 2008 nas áreas de Retrato Pessoal, de Família, Infantil e Pet. Em 2014 criou o Estúdio Fábrica para atender clientes de fast fashion, redes sociais e e-commerce. Combinando isso a sua experiência nas áreas de gestão e marketing, ministra cursos e workshops sobre carreira e negócios na fotografia, além de colaborar em publicações como a revista Fotografe Melhor, Fotomania, portal Photo Channel entre outros.

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