É necessário contrato de fotografia em trabalho autoral?


Vamos falar sobre um tema bastante presente nos grupos online e off-line, a questão dos contratos de fotografia e a necessidade deles.

Daniel escreveu para nós. Ele conta que viu o projeto que temos de fotografia de pessoas tatuadas, o Tattoo Tales, e quis entender se os participantes receberam cachê para participar e se fizemos contratos.

Referente à remuneração dos participantes fotografados, podemos dizer que cada projeto tem uma sistemática, que varia de acordo com as definições do autor ou mesmo as necessidades para o projeto. Além dos recursos disponíveis.

Quanto o projeto é financiado por algum patrocinador, bolsa ou mesmo recursos próprios, é usual que existe uma remuneração. Porém são inúmeros os projetos desenvolvidos de forma alterativa, usando voluntários como modelos, ou métodos alternativos de contrapartida.

Falando especificamente do Tattoo Tales, ele foi criado sem o pagamento de cachê, mas com a contrapartida dos participantes receberem um ensaio fotográfico. As pessoas se candidataram sabendo dessa condição e isso foi reforçado na reunião de apresentação do projeto.

Com relação a elaboração de contrato com os participantes, independente do formato, é fundamental que se firme contratos de cessão de direitos de imagem. Na verdade, é importante que o profissional de fotografia desenvolva a prática de estabelecer contratos formais com seus clientes. Isso representa uma segurança tanto para o fotógrafo quanto para o cliente.

Em nosso próximo post falaremos de como desenvolver seus contratos de serviços de fotografia.

Compartilhe:
Alex Mantesso

Alex Mantesso

Alex Mantesso é fotógrafo atuante desde 2008 nas áreas de Retrato Pessoal, de Família, Infantil e Pet. Em 2014 criou o Estúdio Fábrica para atender clientes de fast fashion, redes sociais e e-commerce. Combinando isso a sua experiência nas áreas de gestão e marketing, ministra cursos e workshops sobre carreira e negócios na fotografia, além de colaborar em publicações como a revista Fotografe Melhor, Fotomania, portal Photo Channel entre outros.

Deixe uma resposta