A definição entre o uso de uma marca comercial ou o próprio nome na fotografia é muitas vezes tomada pelas circunstâncias do momento ou mesmo pela comodidade. As situações mais comuns que vejo são aqueles que optaram por uma marca por terem um ou mais sócios e os que optaram pelo nome por atuarem sozinho.
Será esse o ponto mais crucial nessa escolha? Garanto que não!
A opção pelo uso do próprio nome ou criação de uma marca deve ser uma decisão estratégica, pautada pelo plano de médio e longo prazo da carreira do fotógrafo. Para entender isso melhor, vamos analisar os benefícios e desvantagens de cada situação:
Uso no nome próprio
Benefícios | Desvantagens |
Maior facilidade de divulgação, pois seus amigos e conhecidos o indicarão pelo nome;
Pressupõem um trabalho mais autoral e único; Em certos mercados, como família e newborn, os clientes preferem tratar com “pessoas” a “empresas”. |
Todas as demandas são direcionadas ao fotógrafo, pois cliente quer falar, tratar, negociar, tudo com ele;
Maior dificuldade na expansão, pois uma equipe enfraquece essa relação pessoal; Negócio encerra-se na pessoa, impossibilitando criação de outros pontos de venda, inclusive limitando a longevidade. |
Uso de marca comercial
Benefícios | Desvantagens |
Permite expansão e diversificação do negócio, que pode funcionar inclusive independente do fotógrafo original;
Criação de equipes para diferentes áreas é viável e colabora para ampliação de valores; Maior longevidade de negócio e liberdade para o criador do negócio. |
Necessidade constante de investimento em reforço de marca, para que seja lembrada e indicada pelos clientes;
Maior dificuldade de atuação nos mercados que privilegiam “fotógrafos pessoais”; Menor ou nenhuma força no apelo autoral das imagens. |
Vendo dessa forma percebemos quão é importante avaliarmos essa questão e definirmos o que desejamos para nosso futuro. Se você pretende ser forte em vista da diferenciação autoral e do contato próximo e personalizado com seus clientes, o caminho é usar o próprio nome. Já os que desejam criar equipes, com um negócio que pode ser expandido, ou mesmo que pretendem viver da renda do negócio, devem optar pela marca comercial.