• Nenhum produto no carrinho.

Melhorar o Equipamento ou Investir em Local Fixo

Alzio tem algumas dúvidas sobre como investir recursos que recebeu de sua rescisão trabalhista. Ele possui equipamentos de entrada, além de alguns acessórios e pensa em investir o valor recebido em um equipamento full frame ou no aluguel de espaço físico.

Seu objetivo é trabalhar com fotografia de casamento, porém acredita ser difícil entrar no mercado A, pois o investimento é muito elevado. Também avalia oferecer foto lembrança de crianças gratuitamente para captar cliente.

As questões colocadas pelo Alzio são bem abrangentes, o que mostra, como ele mesmo coloca, sua dúvida em qual rumo tomar na fotografia.

Começando pela questão do investimento, acredito que investir em um local, um aluguel, é a primeira coisa a riscar da sua lista. Como já colocamos em artigos anteriores, isso representará um custo fixo e esse valor pode ser melhor empregado em outras áreas, especialmente no início do negócio.

Quando ao investimento em equipamento, isso dependerá da área de atuação. Você citou casamento como uma das opções, e nesse caso seu equipamento atual pode limitar um pouco, especialmente na questão de ISO mais elevado, que tem melhor performance em equipamentos mais modernos e ajuda bastante no registro de eventos sociais. Contar apenas com 2 lentes fixas também pode ser um fator limitador. Mas acredito que temos que fazer o melhor com o equipamento que temos, e focando em retratos ou mesmo festa infantil, acredito que será um bom começo.

Ao investir é importante avaliar opções. Ir diretamente para um equipamento full frame representará um investimento alto, ao passo que existem equipamentos intermediários mais acessíveis e com ótimo desempenho. Contar com uma lente zoom, preferencialmente clara, ajudará muito. Em ambos os casos avalie as opções de equipamentos usados, especialmente para as lentes, uma vez que bem cuidadas não têm a performance deteriorada pelo uso.

Quanto a oferecer foto lembrança gratuitamente, pode ser uma boa estratégia, entre tanto avalie se o custo é viável. Opções como banners e retrospectivas em slideshow costuma ter bom efeito e com custo menor.

Ao dimensionar os investimentos que fará, não esqueça de separar uma parte para a montagem e impressão de portfólio e materiais para divulgação.

3 de outubro de 2021
Todos os direitos reservados para Alex Mantesso