• Nenhum produto no carrinho.

Por onde começar para ser fotógrafo?

Eika nos escreveu contando que há alguns anos optou para deixar sua profissão original a fim de acompanhar melhor e de forma mais próxima o crescimento e desenvolvimento de sua filha. Atualmente está avaliando a possibilidade de retornar ao mercado, o que gera algumas aflições pelos problemas de tempo e disponibilidade para a família. Ao mesmo tempo avalia se a fotografia pode ser uma opção, pois identifica potenciais de mercado em sua região.

Ela conta ainda que não tem equipamento ou mesmo conhecimento mais aprofundado sobre a atividade, porém gostaria de uma opinião sobre essa possibilidade de carreira.

O questionamento da Erika é bem importante e fico feliz em que seja feito antes do investimento já realizado. O mais comum são pessoas que, ao acreditarem na oportunidade de mercado já adquirem equipamentos e se aventuram na profissão sem qualquer planejamento. Isso usualmente termina em frustração.

A primeira recomendação é montar um plano básico de negócios em que você identifique (1) as áreas que pretende atuar, (2) quem seriam seus clientes, (3) a concorrências existente e como atuam, (4) os produtos que comercializará, (5) as estratégias de divulgação e conquista de clientes, (6) uma estimativa de venda bastante cautelosa, (7) os investimentos necessários iniciais e mensais e, por fim, (8) cruzar essas informações e avaliar o retorno. Com isso você poderá decidir se vale a pena ou não encarar o desafio de tornar-se fotógrafa.

Uma vez tomada a decisão, comece pelo básico, tanto nos cursos quanto nos equipamentos. Busque um equipamento de entrada ou intermediário e participe de cursos básicos de fotografia para aprender a técnica. No mercado existem inclusive cursos online, o que facilita muito para pessoas que não estão nos grandes centros. Num segundo momento, com a técnica solidificada, participe de cursos específicos nas áreas em que deseja atuar. Isso lhe proporcionará conhecimento, experiência e portfólio.

Com tudo isso feito, tenho certeza que você poderá se lançar no mercado de forma muito mais sólida e segura.

3 de outubro de 2021
Todos os direitos reservados para Alex Mantesso