• Nenhum produto no carrinho.

Vale a Pena Investir em Equipamentos de Estúdio?

Edson traz mais um caso sobre investimento. Ele pensa em comprar equipamentos de estúdio e, como não tem espaço físico, acredita que sistemas de fundo móveis sejam a melhor opção. Atualmente sua atuação é prioritariamente na área de eventos sociais, mas deseja complementar a atuação com ensaios infantis, newborn, pré-wedding, etc.

 

O caso do Edson é bem comum: profissionais que iniciam suas carreiras na área social e posteriormente começam a sentir a necessidade ou demanda por trabalhos em estúdio, o que os leva a avaliar a viabilidade e mesmo o risco de adquirir equipamentos ou mesmo estruturar um local físico. E junto a isso surge também o questionamento de quais equipamentos comprar.

 

A definição de quais equipamentos comprar dependerá muito dos tipos de trabalho a serem executados e mais ainda da relação que cada profissional tem com acessórios de iluminação. O fato é que não existe regra fixa na iluminação, e a solução para realização do trabalho passa pela preferência pessoal quanto a cada equipamento, ou mesmo pela disponibilidade. Tomando como exemplo o mercado de retrato citado pelo Edson, existem fotógrafos que realizam seus trabalhos valendo-se de vários pontos de luz e acessórios, por outro lado há aqueles que desenvolvem trabalhos incríveis com um ou dois flashs dedicados em uso remoto e com acessórios adaptados. O importante é definir o que você se adequa melhor, e isso só a prática vai leva-lo a decidir.

 

Então você pergunta: como vou praticar se não tenho os equipamentos?

 

Aqui chegamos à outra parte da resposta, que é fundamental em termos de estratégia de negócios. Já falamos em outras matérias sobre a importância de manter nossos custos em termos variáveis e reduzir ao máximo a necessidade de investimento financeiro. Com foco nisso, sempre respondo aos fotógrafos que me procuram com a intensão de adquirir equipamentos com uma frase que ouvi de um colega: “Você não precisa ter um barco para andar de barco, precisa conhecer alguém que tenha.”, ou alugar um barco.

 

Trazendo para a realidade de fotografia, o fato é que existem muitos estúdios disponíveis para locação temporária. O melhor, no início da atuação, é buscar essa opção para atender seus clientes e desenvolver a percepção individual de quais equipamentos e acessórios mais se adequam à sua linguagem e tipo de trabalho. Vale a pena locar o estúdio escolhido para treino 1 ou 2 vezes antes de iniciar o atendimento de clientes, pois conhecer o comportamento da luz no estúdio é fundamental para conseguir bons resultados.

 

Agora, se realmente a decisão é a aquisição de equipamentos, avalia a possibilidade de trabalhar com flashs dedicados e acessórios, ou estude quais acessórios já utilizou em cursos e workshops e gostou do resultado. Lembre-se que a versatilidade é importante e a escolha da marca pode definir uma restrição de equipamentos, pois algumas trabalham com encaixes exclusivos, enquanto outras possibilitam o cambiamento. A opção de fundos móveis e portátil é bem interessante, pois podem ser montadas até mesmo no local do cliente. Avalie o que precisa, elabore uma listagem e realize muita pesquisa de preço e qualidade, pois atualmente o mercado está bastante abrangente.

3 de outubro de 2021
Todos os direitos reservados para Alex Mantesso